Logomarca do Projeto

 

 

Nesta semana começa a quarta versão do Fórum Social Mundial, de 26 a 31 de janeiro, em Porto Alegre. O evento terá a maior estrutura de todas as edições: Serão 700 computadores, mais de 1 mil pontos de acesso à internet, 30 cybercafés, 11 centrais de informações e 203 salas destinadas aos participantes das 2 mil atividades do Fórum. Dentre as novidades, haverá dois pontos da cidade com acesso wireless - internet por ondas de rádio: a Usina do Gasômetro e o Acampamento da Juventude. Tudo para juntar esforços na reconstrução e reencantamento do mundo.

Mais uma vez a ONG resendense Crescente Fértil estará presente, realizando uma oficina de mobilização pelos ecossistemas de montanha, como parte das atividades de fomento a uma política nacional para essas áreas, que fornecem diversos serviços ambientais às cidades e seus moradores.

As montanhas são responsáveis pela captação do vapor de água que forma as nuvens e sua condensação na forma de chuva. Quando as florestas estão preservadas a vegetação e o solo capturam parte de suas águas, garantido uma razoável regulagem do fluxo dos rios, mesmo durante as épocas mais secas. Se as encostas estão desmatadas a totalidade da chuva escorre imediatamente para os vales, resultando em desequilíbrio hídrico, com enchentes violentas e secas intensas.

A legislação ambiental limita profundamente as atividades econômicas dos proprietários de florestas em áreas montanhosas, cuja função social é, sem duvida, de relevante interesse público. Mas muitos acabam vendendo suas terras, engrossando as periferias urbanas, enquanto outros, sustentados pela ideologia, insistem em buscar alternativas que compatibilizem a conservação florestal e a geração de renda. Estes são minoria, que sofrem com ausência de incentivos e ainda com o roubo de palmito, bromélias, orquídeas...

Para reverter a situação precária de quem detém terras preservadas produtoras de preciosos bens da vida – água, oxigênio, regulação do clima, opções de lazer etc – é preciso estudar e implementar meios de compensação para esses serviços ambientais. A cobrança pelo uso dos recursos hídricos, ora aplicada no Rio Paraíba, poderá ser um instrumento que favoreça a construção de um modelo pioneiro, de enorme valor para toda a sociedade.

Em Porto Alegre, juntemos a diversidade mundial para repensar o mundo. Em nossa região, pensemos em aplicar propostas inovadoras e começar grandes transformações.

Luis Felipe Cesar

Ambientalista,
coordenador de projetos ambientais
da ONG Crescente Fértil
Empreendedor social da Rede Ashoka

Contato: felipe@crescentefertil.org.br

Luis Felipe Cesar
Modelo para salvar preciosos bens da vida