Logomarca do Projeto

 

 

 

Sebastião do Pavão - Dono da Pousada da Colina

"O Programa de Gestão está ajudando muito porque nós estávamos um pouco perdidos. Hoje falamos sobre a necessidade de incentivar o artesanato e produtos locais."






Sebastião Antonio
da Costa
Administrador
de Maromba
Itatiaia-RJ


"Como estamos numa divisão de três municípios é importante ter uma parceria entre as três prefeituras. Creio que o programa irá trazer bons resultados. No que eu puder, contem comigo."


Rodrigo Bittencourt – Bocaina de Minas


"É a primeira vez que eu estou vendo os três poderes públicos encontrando-se para discutir a região e isso é muito importante. As entidades todas trabalhando numa coisa só, agregadas. As barreiras foram quebradas entre as entidades. Esta semente está sendo plantada e isso vai gerar flores, frutos e mais sementes."

 

Renato Diniz
Bar Jamaica – Maromba


"Demorou. Estava na hora de acontecer isso já! Parabéns ao Programa de Gestão. Tem tudo a ver com a região. Está na hora de fazer isso mesmo, correr atrás. O caminho é esse mesmo. A creche, por exemplo, está fazendo muita falta."



Reinaldo Gemelle - Jornal A Montanha


"Fiquei encantado com o Programa de Gestão. Inclusive a idéia do jornal a Montanha veio depois que vi a Crescente Fértil junto com a Nova Terra e o Ideas conseguirem reunir as três prefeituras em torno de um objetivo. E eu pensei: depois que acabarem essas reuniões alguém tem que continuar acompanhando o desenvolvimento disso. Então o jornal A Montanha surgiu para isso."

Paulo Vanderlei Lopes – técnico em contabilidade
Comunidade Céu da Montanha

"Estou o achando o Programa de Gestão muito interessante pois está despertando o interesse comum de todos trabalharem em torno da grande comunidade de Mauá."

Norma Bühler - Hoteleira

"Estou bastante esperançosa com o Programa de Gestão. A participação está crescendo, as pessoas estão conhecendo mais o Programa. Tenho visto as pessoas participando bastante e apostando no projeto."

 

 

Milene Leite
Bar Jamaica na Maromba


"A iniciativa do Programa de Gestão é perfeita. A iniciativa de união das prefeituras vai incentivar a cultura local e isso pode estar vinculado à economia. Por exemplo, ter idéias de tirar algum produto do pinhão. Que a economia crescesse em torno da cultura do local. Até porque o turismo um dia
pode acabar e a araucária não."


Marlene Lanfredi – Diretora de Geração de Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Social

"O programa de gestão é fundamental para o desenvolvimento sustentável de Mauá. Acho muito importante que as pessoas estejam pensando essa realidade e buscando alternativas."

 


Maria Penha – Terapeuta holística

"O Programa de Gestão está abrindo uma possibilidade de enxergarmos os nossos problemas e ver em nós mesmos a condição para resolver esses problemas. Futuramente podemos continuar porque já saímos da inércia."




Filomena Iazzettn– Maromba

"É a primeira vez que eu venho. Recebi um monte de informação que eu ignorava. Gostei."

 


 

Edite Moino
Bazar das Ilusões


"Essa integração entre as prefeituras era super necessária. Já passando da hora. Agora o Programa de gestão está conseguindo realizar a intenção de unir."

 

Darshana – fotógrafa e comeciante

"Só da gente estar aqui falando sobre as coisas, expondo as idéias já é super legal. Tudo que a gente precisa é a união dessas prefeituras."

Augusto Pereira da Silva – Associação de Artesãos

"Tudo o que vocês estão passando estou tentando aproveitar o máximo. A gente vai aprendendo um com outro, um pergunta uma coisa e a gente está ali e quando vai ver, a gente precisa saber sobre aquela informação."


Fernando Quirino –
Vereador e Administrador Regional de Mauá


"A iniciativa do Programa de Gestão é importantíssima. Acho até que está vindo um pouco tarde, mas melhor tarde do que nunca. Eu sempre defendi a participação maior das comunidades, porque o Poder P úblico sozinho não consegue resolver as coisas. Temos que ter uma integração da sociedade de forma geral para ajudar a resolver os problemas. Acredito que quando o Poder Público se integra com a comunidade, 50 por cento dos problemas já se resolvem mais rapidamente."


Alcino Mendes de Oliveira
Associação de Moradores e Amigos do Alcantilado


"Estou achando que o Programa está contando com maior participação da comunidade local, e estou vendo frutos porque estão se fazendo levantamentos e tem um planejamento. Antes, as pessoas queriam resolver os problemas, mas não se fazia uma pesquisa, não se procurava levantar as causas dos problemas, já se ia direto tentar resolver o problema sem fazer o levantamento das causas. E, esse grupo e esse projeto estão visando levantar as causas para combater o problema na raiz. Então, estou gostando."


Mateus da Silva - Trabalhador em eletrificação:

"Muita coisa eu não sabia que não podia fazer. Achava que não prejudicava o meio ambiente, mas prejudica, né?
Por exemplo, não é só chegar e cortar a árvore, tem que ter o jeito. Se você corta de qualquer maneira, acaba matando a árvore. Tem o jeito certo, tem que podar na junção, e tem um produto para passar."


Giovana da Fonseca -
Professora de Biologia e criadora de cabras
:

"Os moradores daqui, principalmente de Visconde de Mauá, não recebem muitos esclarecimentos. Estamos muito afastados de Resende e Itatiaia. Então, eles são loucos para aprender as leis, as coisas sobre o Poder P úblico e, no entanto, a gente não tem como passar isso. Uma iniciativa como essa do Programa de Gestão é muito boa e contribui para a melhoria da informação."


Cristina Ayres Braga - comerciante:

"O Programa está se cercando de profissionais competentes e isso passa credibilidade."


Daniel Sandro- fotógrafo:

"Muitas das informações colocadas aqui no Programa já foram faladas pelas pessoas, o que é bom porque a gente não está partindo de um zero, e está se relembrando aquilo que tem que ser feito. Esse é um processo que deve ser contínuo. Está sendo feito o que deve ser feito que é mostrar as informações e conversar com as pessoas."

Julina Mello – comerciante:

"Todas as diretrizes são importantes, mas acho fundamental o cadastramento da mão-de-obra local para construção civil, para que esses profissionais comecem a ter capacitação. São essas pessoas que estão trabalhando que nem formiga e quando você vê já tem uma cidade pronta."

 

 

 

Depoimento de Moradores
que participaram de reuniões do Programa