Março // 2005

 

Editorial

O Programa de Gestão
Sócio-ambiental

O Conselho de Gestão do Alto Rio Preto

Mobilizar a comunidade e organizar os interessados

Importância da região favoreceu a vinda
de recursos

Prefeitos de Bocaina de Minas, Itatiaia e Resende apóiam Programa
de Gestão em Mauá


Atividades

Como participar

Contatos

Expediente

Nossos parceiros

Editorial

Todos nós, moradores da região de Visconde de Mauá, sabemos que nosso trabalho e nossa renda dependem principalmente dos turistas que nos visitam em busca das belezas naturais típicas da Serra da Mantiqueira e da Mata Atlântica.
Mas também sabemos que essas belezas estão hoje ameaçadas por vários fatores, como o crescimento da população e o aumento do número de visitantes e de estabelecimentos comerciais, gerando cada vez mais lixo, esgoto, desmatamento e poluição dos rios.
Para enfrentar esses desafios, que tendem a se agravar com o tempo, a comunidade terá que se organizar para conhecer seus direitos e saber usar os instrumentos legais que tem para preservar sua qualidade de vida, no presente e no futuro.
Entre os instrumentos que temos para reagir à degradação ambiental e social da região, o mais importante é a criação de um Programa de Gestão do Alto Rio Preto, que organize, nos termos da Lei e da maioria, o relacionamento entre moradores, empresários, governo e... a natureza.

 

O Programa de Gestão
Sócio-ambiental

Do mesmo modo como um clube tem seus estatutos, uma empresa tem seu plano de negócios, e um país tem a sua constituição, uma região como a nossa não pode se desenvolver equilibradamente se não tiver seu Programa de Gestão, que estimule o que for positivo e evite o que for prejudicial a todos
nós - e a nossos descendentes.
Para criar um Programa de Gestão que seja respeitado e capaz de cumprir seu objetivo de evitar a degradação ambiental e a decadência social da região de Visconde de Mauá, será necessário que o máximo de moradores participe dos encontros que serão organizados, onde poderão dar suas opiniões sobre a melhor forma de organizar nossa comunidade.
O Programa, que será construído por todos, irá pesquisar, valorizar e integrar todas as informações, iniciativas, projetos e legislações já existentes, como os Planos Diretores das áreas pertencentes aos municípios de Resende e de Itatiaia
.

 


O Conselho de Gestão do Alto Rio Preto

Desses encontros também serão escolhidos, pela maioria, alguns moradores que irão fazer
parte de um conselho de gestão do Alto Rio Preto, com a responsabilidade de zelar pela
aplicação do Programa de Gestão e fortalecer nossa representatividade junto aos governos
municipal, estadual e federal.

 


Mobilizar a comunidade e organizar os interessados

Organizar, divulgar e realizar as atividades do Programa, mobilizar moradores e autoridades, exige muito trabalho.
Para enfrentar essas necessidades, a ONG Crescente Fértil gerencia os recursos que lhe permitirão estimular e apoiar a elaboração do Programa e a criação do Conselho de Gestão, indispensáveis para o desenvolvimento integrado e sustentável das comunidades ao longo do Alto Rio Preto.
Os moradores da região de Visconde de Mauá estão convidados a aproveitarem a oportunidade representada por esses recursos - que vieram de longe para nos ajudar a construir um futuro melhor aqui mesmo.

 


Importância da região favoreceu
a vinda de recursos

Nossa região já vem recebendo atenção internacional há alguns anos. Em 1999, em parceria com a organização alemã Partneshaft Mirantao, foi criado o Programa Mantiqueira, unindo setores do governo e da sociedade numa proposta conjunta para a gestão participativa e sustentável da Serra da Mantiqueira.
Compromissada com essa proposta, e consciente da importância de um Programa de Gestão para a nossa região, a Crescente Fértil, com sede na Serrinha, Resende (RJ), elaborou, junto com a Associação Nova Terra (Bocaina de Minas, MG) e o Instituto Ideas (Maringá, Itatiaia, RJ), o projeto para conseguir o apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), que financia iniciativas de preservação em áreas de especial interesse ecológico.
Isso só foi possível por que a Serra da Mantiqueira é, desde 1985, uma Área de Proteção Ambiental (APA), considerada internacionalmente como um dos 34 locais mais ricos em biodiversidade, no planeta, hoje ameaçados seriamente de degradação irrecuperável.
O Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos resulta da união de várias entidades, inclusive o Banco Mundial e a Conservation International.

 


Prefeitos de Bocaina de Minas,
Itatiaia e Resende apóiam
Programa de Gestão em Mauá

Elaborar um Programa de Gestão para a região do Alto Rio Preto exige necessariamente a colaboração das três Prefeituras que dividem a responsabilidade de zelar pela preservação dessa parcela da Área de Proteção Ambiental APA da Mantiqueira.
Para iniciar essa colaboração, os prefeitos dos três municípios (dois estados: Rio de Janeiro e Minas Gerais) que compõem a região estarão assinando um Termo de Cooperação Técnica que prevê atividades em conjunto, como a troca de informações, a integração de leis e posturas municipais e a adoção de políticas públicas indicadas no Programa.
A cerimônia de assinatura será no dia 18 de março de 2005, às 19 horas, no Shopping ?Aldeia dos Imigrantes?, na Vila de Mauá. O evento sinaliza que os atuais prefeitos estão sensíveis para a importância de integrarem suas ações em nossa região.

 


Atividades
novembro de 2004 a junho de 2006

Reuniões de apresentação
Ampliação das parcerias
Levantamento e organização de dados
Apresentação dos dados e análise do diagnóstico
Realização de cursos comunitários
Encontros para elaboração do Programa de Gestão
Identificação das diretrizes prioritárias dentro do programa de gestão

Cada uma dessas atividades dará oportunidade, aos moradores da região, de participarem de várias maneiras para que o Programa represente exatamente o que a comunidade deseja para o seu futuro. As atividades serão devidamente divulgadas nos próximos números deste Informativo.

 


Como participar

Freqüentando as reuniões e os cursos de seu interesse;
Respondendo o questionário sócio-econômico;

 


Contatos

Crescente Fértil 24. 3381 7110
Associação Nova Terra 24. 3387 1373
Instituto Ideas 24. 3387 1386
crescente.fertil@crescentefertil.org.br
www.crescentefertil.org.br/mantiqueiramaua

 

 

Expediente

Informativo do Programa de Gestão Sócio-ambiental NA MANTIQUEIRA
Jornalista Responsável: Luis Felipe Cesar 24099 RJ
Texto: Joaquim Moura
Projeto Gráfico: Gisele Ferreira
Crescente.fertil@crescentefertil.org.br


Nossos parceiros

Prefeitura de Resende
Prefeitura de Itatiaia
Prefeitura de Bocaina de Minas
Associação Beneficente Geraldo Assis Toledo - Bocaina de Minas
Associação de Moradores de Santo Antônio
Associação de Reservas Particulares do Estado de Minas Gerais - ARPEMG
Associação dos Produtores Rurais do Alto Rio Preto - APRARP
Centro de Estudos da Microbacia do Alto Rio Preto - CEMARP
Colégio Estadual Antônio Quirino
Comunidade Céu da Montanha
Escola Técnica Rural Mantiqueira
Espaço - Grupo de Sensoriamento Remoto - UFRJ
Guia Toninho Produções / Multimídia
Jornal ?O Ponte Velha? - Resende
MauáTur




Todos os direitos reservados - Crescente Fértil ®