JUNHO // 2005

Editorial

O programa vai às comunidades

Curso de Legislação Ambiental

Atividades //
Junho de 2005

Você sabia?

Fique por dentro
da sua região


Como participar

Contatos

Expediente

Nossos parceiros

Editorial

APA da Mantiqueira:
20 anos.
No dia 3 de junho a Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira completa 20 anos de existência. Criada por decreto assinado pelo então presidente José Sarney, tem entre seus objetivos a preservação das florestas de araucária - o pinheiro brasileiro, que é uma das espécies de árvore mais antigas do planeta! O aniversário da APA acontece quase junto com a Festa do Pinhão, que todos os anos atrai muitos visitantes para Visconde de Mauá e também junto com a Semana da Mata Atlântica, que neste ano teve como tema central as araucárias.
Mas a APA não visa apenas cuidar das árvores. Significa também proteger as pessoas e as tradições dessa grande região onde Mauá se localiza. Proteger olhando para o futuro, sabendo que nossos filhos, netos, bisnetos e todos que virão também merecem desfrutar a natureza e a paisagem onde vivemos.

 

O programa vai às comunidades

Durante o mês de maio o PROGRAMA DE GESTÃO SÓCIO-AMBIENTAL foi apresentado nas principais localidades de Mauá, onde se organizaram encontros com a população do Vale das Cruzes, Vale do Pavão, Maromba, Vale da Cachoeira (Ponte dos Cachorros), Maringá e Lote 10.
A primeira apresentação aconteceu no Vale das Cruzes, na casa do Don e da Marli, antigos moradores da região, contando com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente de Itatiaia, Marcellus Naif. Apesar da noite fria e chuvosa, o evento recebeu diversos moradores do vale, que ouviram atentamente as explicações detalhadas sobre os objetivos do Programa, procurando fixar nos participantes o conceito de que a Região de Visconde de Mauá está localizada na microbacia hidrográfica do alto Rio Preto, que é formada por muitas outras microbacias menores.
Em seguida, o Programa foi apresentado na Escola Municipal do Vale do Pavão e, depois, na Maromba, com a participação de moradores da Santa Clara. O ponto de encontro foi o Galpão do Dedé, um antigo colaborador das causas ecológicas, nascido e criado na região. No outro dia foi a vez dos moradores do Vale da Cachoeira, reunidos no Píer e contando com a participação de Ricardo Balestrini, então secretário municipal de Educação de Bocaina de Minas.
Em Maringá-RJ estiveram presentes o prefeito de Itatiaia, Jair Alexandre, e Marcellus Naif, Secretário do Meio Ambiente, além de hoteleiros e moradores. Após ouvir a exposição dos objetivos do Programa de Gestão Sócio-Ambiental, o prefeito abordou diversos problemas locais, entre eles a questão da coleta e separação do lixo. A empresária Norma Bühler aproveitou para relatar o projeto Lixo Zero, praticado pelo hotel que dirige.

 

Curso de Legislação Ambiental

O primeiro módulo do CURSO DE INTRODUÇÃO à LEGISLAÇÃO AMBIENTAL foi realizado no Galpão Maringá, gentilmente cedido pela MauáTur. O fiscal ambiental de Secretaria de Meio Ambiente de Resende, Sandro Lima Maciel, e a assessora técnica do Programa, Ednilda Bayde Teixeira, coordenaram o primeiro de um total de sete encontros. A receptividade do público foi a melhor possível. Questões reais, que os moradores estão sujeitos a vivenciar todos os dias, como o caso de horta em beira de rio ou a questão de derrubadas de árvores que ameacem cair foram abordadas sob a ótica da legislação ambiental vigente, mas de um modo bastante simples, que todos puderam entender. O curso é gratuito e os participantes receberão um certificado no encerramento. No dia 30 de maio terminou o Primeiro Módulo em Maringá.

 

Atividades // Junho de 2005

sempre às 19 horas

Apresentação de dados
Dia 8 em Mauá - na “resfriadeira” e dia 9 no Galpão Maringá

Mesa redonda: Legislação Ambiental da região e os caminhos para uma gestão integrada
Dia 16 em Mauá - na “resfriadeira”

Curso básico de Legislação Ambiental:

Dias 20 e 27 em Mauá - na “resfriadeira”
Anote

Encontros para construção de diretrizes
Maringá: 29/6, 18/7, 8/8, 22/8
Mauá: 4/7, 21/7, 11/8, 25/8

Participe das atividades

 

Você sabia?

Pinheiro-do-paraná, pinho, pinheiro de minas, pinheiro brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões ou pinheiro-são-josé. Nome científico: Araucaria angustifolia. Ela aparece principalmente nos estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No sudeste, apenas as regiões de montanha possuem araucárias, devido ao clima frio. Suas sementes - pinhões - germinam facilmente e são um excelente alimento para pessoas e diversas espécies de animais, sendo ricas em amido, proteínas e gorduras.

Essas árvores podem chegar a 52 metros de altura e mais de 8 metros de circunferência. Sua madeira, o pinho, é aproveitada para fazer peças de construção (como vigas, forros e pisos) e na fabricação de papel. Hoje restam menos de 3% da extensão original das florestas de araucária. A Rede de Ongs da Mata Atlântica lidera uma campanha nacional para a proteção do pinheiro brasileiro.

Fonte: http://www.canalkids.com.br/meioambiente

 

Fique por dentro da sua região


Número de hotéis e pousadas - 105;
Restaurantes - 57;
Total de leitos para atendimento ao turista - 1.400.

Empregos gerados apenas pelo setor de hotéis e pousadas Média anual: 630

Habitantes da região - cerca de 6 mil

O emprego gerado pelo segmento de estabelecimentos comerciais, especificamente no setor hotéis e pousadas, beneficia diretamente em torno de 10% da população.

Informação cedida pela Mauátur em 07/05/2005


Como participar

Freqüentando as reuniões e os cursos de seu interesse;
Respondendo o questionário sócio-econômico;


Contatos

Crescente Fértil 24. 3381 7110
Associação Nova Terra 24. 3387 1373
Instituto Ideas 24. 3387 1386
crescente.fertil@crescentefertil.org.br
www.crescentefertil.org.br/mantiqueiramaua


Expediente


Informativo do Programa de Gestão Sócio-ambiental na APA da Mantiqueira
Jornalista Responsável: Luis Felipe Cesar 24099 RJ
Texto: Mauricio Coolier
Projeto Gráfico: Gisele Ferreira e Afonso Praça
crescente.fertil@crescentefertil.org.br

Nossos parceiros

Prefeitura de Resende
Prefeitura de Itatiaia
Prefeitura de Bocaina de Minas
Associação Beneficente Geraldo Assis Toledo - Bocaina de Minas
Associação de Moradores de Santo Antônio
Associação de Reservas Particulares do Estado de Minas Gerais - ARPEMG
Associação dos Produtores Rurais do Alto Rio Preto - APRARP
Centro de Estudos da Microbacia do Alto Rio Preto - CEMARP
Colégio Estadual Antônio Quirino
Comunidade Céu da Montanha
Escola Técnica Rural Mantiqueira
Espaço - Grupo de Sensoriamento Remoto - UFRJ
Guia Toninho Produções / Multimídia
Jornal “O Ponte Velha” - Resende
MauáTur





Todos os direitos reservados - Crescente Fértil ®