Julho // 2006 - Informe Extra

Centro de Gestão Integrada – Do sonho à realidade

A Vila de Visconde de Mauá viveu no dia 18 de julho a alegria de realizar o encontro de abertura das atividades do Centro de Gestão Integrada do Alto Rio Preto, onde antes foi o prédio da antiga resfriadeira de leite. Todos os presentes acompanharam a luta de mais de 20 anos que finalmente resultou na abertura da base física para o gerenciamento integrado. O Presidente da Agência de Meio Ambiente de Resende, Luis Felipe Cesar,  agradeceu a presença de todos e compartilhou a emoção em estar cumprindo uma das mais estratégicas diretrizes do Programa de Gestão Sócio-ambiental: - este escritório representa uma unidade de administração que tem na idéia participativa a sua alma, disse Luis Felipe.

O espaço se consolida no contexto da implantação de uma política para os ecossistemas de montanha, estando administrativamente subordinado a Agência de Meio Ambiente de Resende - AMAR,  porém vai receber  demandas de toda a região, constituída por três municípios. Formulários de Resende já podem ser encontrados no Centro de Gestão: são requerimentos de toda a sorte de demandas na área ambiental, vistorias, denúncias, corte e poda de árvores, além do requerimento padrão que se encontra no protocolo geral da Prefeitura de Resende. Toda semana esses documentos estarão descendo para a AMAR, que encaminhará a providência solicitada. O atendimento ao público será de terça a sexta, de 8:30 às 17:30 horas. E, sábado, de 9 às 13 horas.  

Em virtude da parceria com a APA da Mantiqueira o Centro de Gestão também disponibiliza  os seguintes requerimentos: autorização para cortes de árvores nativas; exploração de floresta plantada; autorização para supressão de vegetação em Área de Preservação Permanente; comunicação e autorização para queima controlada; averbação de reserva legal; autorização para movimentação de terras e abertura de estradas; autorização para reforma de imóveis em APP; autorização para  exploração e pesquisa mineral; anuência para extração de areia; autorização para intervenção em APP.  Na primeira semana de funcionamento, ainda sem estar comunicada ao público sua abertura, o  Centro de Gestão Integrada já recebeu duas requisições: para corte e poda de árvores e uma consulta prévia para informação sobre possibilidade de  construção.

No encontro de abertura estavam presentes dois comendadores da APA da Mantiqueira. Alfredo Carvalho e José Tavares foram homenageados durante os 20 anos da criação da APA pela contribuição e trabalhos prestados em favor da preservação ambiental e fundação desta Unidade de Conservação. O administrador de Visconde de Mauá, Fernando Quirino, destacou o apoio do prefeito de Resende, Silvio de Carvalho

A inauguração oficial do Centro de Gestão Integrada está prevista para a segunda quinzena de agosto, com a presença de autoridades do Ibama, da Serla e das prefeituras.

Contatos

Crescente Fértil 24. 3381 7110
Associação Nova Terra 24. 3387 1373
Instituto Ideas 24. 3387 1386

crescente.fertil@crescentefertil.org.br
www.crescentefertil.org.br/mantiqueiramaua

Expediente

Informativo do Programa de Gestão Sócio-ambiental na APA da Mantiqueira
Jornalista Responsável: Luis Felipe Cesar 24099 RJ
Texto: Consuelo Pamplona
Projeto Gráfico: Gisele Ferreira e Afonso Praça
crescente.fertil@crescentefertil.org.br
Nossos parceiros

Associação Beneficente Geraldo Assis Toledo - Bocaina de Minas
Associação de Moradores de Santo Antônio
Associação de Reservas Particulares do Estado de Minas Gerais - ARPEMG
Associação dos Artesãos de Visconde de Mauá
Associação dos Produtores Rurais do Alto Rio Preto -
APRARP
Associação Pró Bem Viver Visconde de Mauá
Centro de Estudos da Microbacia do Alto Rio Preto - CEMARP
Colégio Estadual Antônio Quirino
Comunidade Céu da Montanha
Escola Municipal Benedito Barbosa
Escola Municipal da Maromba
Escola Técnica Rural Mantiqueira
Espaço - Grupo de Sensoriamento Remoto - UFRJ
Guia Toninho Produções / Multimídia
Jornal Folha da Serra
Jornal O Ponte Velha - Resende - RJ
MauáTur



Todos os direitos reservados - Crescente Fértil ®