Logomarca do Projeto

 

 

 

Já aconteceram as primeiras duas reuniões para a definição de diretrizes básicas do Programa de Gestão Sócio-ambiental na APA da Mantiqueira, dirigido à região de Visconde de Mauá. Nos dias 29 de junho e 4 de julho quase 60 pessoas, entre moradores, representantes governamentais e da Sociedade Civil Organizada elaboraram propostas para os setores de saneamento, limpeza urbana, saúde, cultura, esporte e lazer. Algumas dessas diretrizes poderão ser implementadas por setores da comunidade, outras somente com a participação do Poder Público. Na abertura dos encontros estiveram presentes o Prefeito de Itatiaia, Jair Alexandre e os Secretários de Meio Ambiente de Resende, André Pinhel e de Itatiaia, Marcellus Naif Fracis, juntamente com Paulo Costa, Secretário de Turismo de Bocaina de Minas e Marta Otoni, gerente regional da Serla. Entre as organizações da Sociedade Civil estavam a Mauatur, Associação dos Artesãos, Centro de estudos do alto Rio Preto, Amigos da Terra, Conselho Pastoral, Aprobo, além dos parceiros institucionais – Ideas e Nova Terra, e da Crescente Fértil, coordenadora geral do projeto.

Como primeiro fruto do Programa, destaca-se a união de forças entre os prefeitos da região e a Superintendência de Rios e Lagoas do Estado do Rio de Janeiro (Serla) para a elaboração de um projeto de saneamento visando angariar recursos do comitê do Rio Paraíba do Sul - Ceivap. E como exemplos de diretrizes para os setores de saneamento e limpeza urbana destaca-se: Campanha Educativa com investimento público e privado para a implantação de coleta seletiva e capacitação dos trabalhadores da limpeza urbana.

Na área de saúde, as prioridades foram o reaparelhamento do Posto de Saúde com profissionais capacitados, remédios, equipamentos e plantão médico nos finais de semana e feriados. Foi proposto um consórcio entre as prefeituras para melhorar o atendimento médico nos postos. Nas áreas de esporte e lazer a comunidade demanda praças públicas, organização de eventos culturais e esportivos, centros poliesportivos, além do mapeamento, legalização e sinalização de trilhas e caminhos públicos, entre diversas propostas.

As reuniões, sempre às 19hs, estão sendo divididas entre Mauá e Maringá para facilitar o acesso a todos da região, mas a participação é sempre aberta a todos os moradores e instituições atuantes da região. A presença do Poder Público tem sido de grande importância para garantir a inclusão das diretrizes propostas nas políticas públicas praticadas na região. Os próximos temas, sempre às segundas e quintas-feiras, são:

18/07 – Meio Ambiente e Ocupação de Solo - Maringá
21/07 – Água, Abastecimento e Mata Ciliar - Mauá
08/08 – Estradas e Transportes - Maringá
11/08 – Segurança e Ação Social - Mauá
22/08 – Educação e Trabalho - Maringá
25/08 – Produção, Comércio e Sustentabilidade Local – Mauá

O Programa de Gestão Sócio-ambiental na APA da Mantiqueira – microbacia do alto Rio Preto, em Visconde de Mauá, conta com financiamento do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), apoio da Ashoka Empreendedores Sociais e parceria formal do Ibama – APA Mantiqueira, Serla e das prefeituras de Bocaina, Itatiaia e Resende.

Comunidade e Prefeituras Constroem Diretrizes pra Visconde De Mauá