Logomarca do Projeto

 

 

 

Tomou posse no dia 8 de novembro, em Visconde de Mauá, o Conselho Gestor da micro bacia hidrográfica do alto Rio Preto, na região montanhosa do Maciço do Itatiaia. Com a participação equilibrada entre representantes do poder público, do segmento produtivo e da sociedade civil organizada, seus 27 membros têm a missão de elaborar e implementar um Plano de Gestão, a partir do desenvolvimento das diretrizes que foram construídas ao longo dos encontros organizados pelo Programa de Gestão Sócio Ambiental na APA da Mantiqueira.



Honrando a cerimônia com a sua presença, o prefeito de Bocaina de Minas, Wilson Moreira Maciel, participou da cerimônia de posse. Ele informou que está enviando um projeto à Câmara dos Vereadores de seu município para criar as secretarias de meio ambiente e de turismo. E espera que elas possam colaborar na iniciativa de gestão integrada que está se estabelecendo na região.

O evento foi realizado na antiga resfriadeira, em Visconde de Mauá, com presença maciça dos representantes das organizações locais, além do Ibama, Serla, Emater e prefeituras. O primeiro encontro de trabalho do Conselho será no dia 17 de novembro, na Escola Roberto Buhler, em Maringá-MG.

O Programa de Gestão Sócio-ambiental na Mantiqueira – microbacia do alto Rio Preto, em Visconde de Mauá, é uma iniciativa da Crescente Fértil, em parceira com Associação Nova Terra, Instituto Ideas, Mauatur e outras organizações. O projeto conta com apoio do Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), Ashoka Empreendedores Sociais, Ibama – APA Mantiqueira, Serla e prefeituras de Bocaina, Itatiaia e Resende.

Posse do Conselho Gestor