ARTIGOS

UM APELO À SUA SENSIBILIDADE II

O Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira Reserva Ambiental de seu gênero criada no país, em 14 de junho de 1937 e fica situado na Serra da Mantiqueira, na divisa dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

É o Parque do Amor e da Cultura, que inspirou nosso poeta-compositor Vinícius de Moraes a aqui escrever e deixar diversos poemas, e Guignard, um dos expoentes da nossa pintura, que usou o Parque, como cenário, para alguns de seus quadros mais famosos.

Incentivando a Educação Ambiental, nós, aqui do Parque, também captamos este espírito artístico que está em toda parte, apresentando nosso Musical "ViVerdeSom": Borzeguim - uma homenagem ao nosso padrinho espiritual Tom Jobim.

Pois este mesmo Parque que se interliga a (5) cinco municípios, e que de tão rico na sua biodiversidade já teve sua flora e fauna como tema de inúmeras teses de Doutorado das principais Universidades brasileiras, está sofrendo hoje uma das suas piores agressões, que é a extração criminosa do Palmito Juçara, espécie da Mata Atlântica ameaçada de extinção.

É triste ver centenas de árvores de Palmito tombadas, como se estivéssemos em guerra.

Em nosso Parque, 40% das árvores são de Palmito Juçara, fonte de cobiça de uma quadrilha covarde, que ameaça todos os funcionários, querendo roubar nossas vidas.

O Palmito Juçara é definitivamente o alimento dos nossos bichinhos e passarinhos e é lamentável ver os restaurantes da região servindo banquetes de Palmito Juçara aos consumidores.

Estamos e vamos continuar combatendo os palmiteiros dentro e no entorno da nossa Reserva. Só no mês de Dezembro passado, com a ajuda do Batalhão Florestal da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro apreendemos 3 toneladas de Palmito Juçara, e fechamos 2 indústrias de Palmito clandestinas em Volta Redonda.

Mas não adianta nada, se você, companheiro(a), não fizer uma reflexão: O nosso país tem menos de 5% de Áreas de Conservação e o Parque Nacional do Itatiaia não é apenas do IBAMA - Ministério do Meio Ambiente. Este Parque, assim como as outras Unidades de Conservação do país, é do povo brasileiro. Portanto, diga não ao consumo do Palmito Juçara do Parque Nacional do Itatiaia.

E eu espero, ardente e esperançosamente, que esta história não tenha o final da "Crônica de Uma Morte Anunciada", de Gabriel Garcia Marques, mas, antes, que se revele o belo e feliz desfecho de seu "O Amor nos Tempos do Cólera".

Léo Nascimento
Chefe do Parque Nacional do Itatiaia