ARTIGOS

É PALMITEIRO. É INCENDIÁRIO. É FULANO DE TAL.

São quatro os Fiscais do Parque Nacional do Itatiaia.
Filhos de funcionários são todos jovens de 60 anos, 40 dos quais dedicados ao Parque. São competentes, corajosos, equilibrados, honestos e trabalhadores.
A rotina diária dessa tropa de quatro, que trabalha de Segunda a Segunda na Parte Baixa, (750m de altitude), na Parte Alta (2.400m) e no Entorno do Parque, tem como tarefa básica, salvar a fauna, a flora e o Homem, seja apagando incêndios, embargando obras danosas ao meio ambiente, combatendo Palmiteiros ou socorrendo perdidos nas trilhas.
A Brigada PREVFOGO, do Parque Nacional do Itatiaia, ainda chamuscado pelo último Incêndio Florestal, continua, nesta 5ª feira, 09/08, a combater focos de incêndios, ao todo 14, principalmente no Distrito de Engenheiro Passos, Resende, campeão dos Incendiários.
Estou numa reunião no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Teresópolis, com seu Gerente, Jovelino Muniz de Andrade Filho, quando toca o telefone e recebo o aviso urgente de que alguém estaria ameaçando o Parque e a Polícia estava sendo chamada.
Fulano de Tal, já conhecido infrator das Normas das Unidades de Conservação, com sua arrogância, prepotência e irresponsabilidade costumeiras, escreveu um enganoso livro que agride, não só o Meio Ambiente como muito provavelmente também a Língua Portuguesa.
Neste amontoado de asneiras, ela prega como burlar a fiscalização do Parque para acessar Trilhas proibidas. O dito cujo foi apanhado na Trilha Rebouças - Maromba, fechada há 9 anos devido à estragos ambientais causados pelo ser humano.
Parte desta Trilha, assim como o Abrigo Rebouças, será recuperada ainda este ano, para os observadores de pássaros e pesquisadores.
Voltemos à Julho de 2001. Após 48 horas de buscas à perdidos nas Agulhas Negras, o Parque Nacional do Itatiaia, através da mobilização de sua Fiscalização, do GEAN e da AMAN, conseguiu encontrar 1 desses desaparecidos, que estava de posse do livro do Fulano de Tal, impresso que ainda poderá fazer vítimas fatais, através da divulgação de seu conteúdo criminoso.
Pois bem, o Fulano de Tal, que sempre menosprezou e desrespeitou a nossa Fiscalização, acabou sendo pego na Trilha proibida Rebouças - Maromba.
Transportava uma pequena foice, que traduz bem seu desrespeito pela natureza. Foi multado em R$ 2.000,00 e conduzido ao Distrito Policial de Itatiaia e se negou a entregar seu CPF.
O indivíduo Fulano de Tal é Sérgio Ferreira Beck - Botocatu - SP, RG-4.506.736.6-SSP.SP e para o Parque Nacional do Itatiaia está no mesmo saco de Palmiteiros e Incendiários, um perigoso Fulano de Tal a mais
.

Léo Nascimento
Chefe do Parque Nacional do Itatiaia