Fauna do Parque Nacional do Itatiaia |
OS
VERTEBRADOS
Eliana Regina Maia Gouvêa
Desde o século XIX, amantes da natureza e zoólogos vindos de outras partes do mundo aqui chegavam para apreciar, observar e estudar a fauna do Itatiaia, atraídos pela beleza cênica da região e a diversidade de espécies.
Acompanhando a exuberância e especificidade da mata atlântica montana, ao visitar o Parna Itatiaia podemos nos surpreender com grandes mamíferos como a Suçuarana (Puma concolor) que habita os recantos dos Campos de Altitude ou nos maravilharmos com o sapinho de barriga vermelha, o “Flamenguinho” (Melanophryniscus moreirae).Os mamíferos representam aproximadamente 79 espécies, com destaque para as onças (Parda e Pintada) que podem alcançar 50 Kg e pequenos roedores e marsupiais que alcançam poucas gramas.
Dentre todos os vertebrados as aves são o grupo de maior representatividade com mais 360 espécies de formas e coloridos diversos atraindo anualmente um número cada vez maior de observadores de aves de diversos países do mundo encantados com tanta variedade. Ainda encontra-se protegido nos contrafortes da Serra da Mantiqueira e arredores do parque o maior gavião brasileiro, infelizmente ameaçado, Harpia harpyja ou Gavião-real.
Ao caminharmos nas trilhas da parte baixa, com certeza iremos encontrar o lagarto Teiú (Tupinambis teguixim), em movimentos serpenteantes e vagarosos que ao sentir a presença humana logo se esgueira pela mata procurando abrigo. Nas pedras da região do planalto, esquentando-se ao sol da montanha avistaremos o pequeno e delicado Mabuia (Mabouya mabouya), lagartinho listrado que com outras 23 espécies compõe a fauna de répteis.
Da encosta florestada até a área do planalto, na parte alta do parque podemos encontrar 44 espécies de anfíbios que demonstram alto grau de endemismo, pois 25% das espécies tem sua ocorrência nos arredores do brejos nos campos altimontanos, como Hyla gouveai Peixoto e Cruz.Apesar da riqueza hídrica, apenas duas espécies de peixes, um cascudinho e um bagre, foram registradas para a região devido a falta de plancton em determinadas épocas do ano.
Com tanta variedade e beleza, quem visita o Itatiaia nunca mais esquece e certamente não será mais a mesma pessoa.Laboratório de Ornitologia
Bióloga responsável: Eliana Regina Maia GouvêaAtividades em andamento:
- levantamento, pesquisa e organização das coleções científicas de vertebrados;
- palestras educativas aos estudantes universitários fazendo divulgação das aves do Parque Nacional do Itatiaia através de projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Itatiaia.