NÚCLEOS

Selecione um Núcleo na lista abaixo:

FISCALIZAÇÃO
NÚCLEO TÉCNICO
COORDENAÇÃO LOCAL DO PREVFOGO
CHEFIA DO PARQUE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ou clique aqui e faça o download do
Relatório das realizações do Parque Nacional do Itatiaia no
quatriênio 2000/2001/2002/2004 e propostas para o futuro

Fiscalização:
Responsável pela fiscalização ambiental e pela coordenação da vigilância patrimonial do Parque. Atua no patrulhamento preventivo e na repressão à caça, extrativismo de plantas, desmatamentos, poluição e degradação do solo, emitindo Notificações, Autos-de-Infração, Termos de Interdição e Embargo, e Termos de Apreensão. Fiscaliza e orienta a visitação pública no Parque, além de manter, constantemente, visitas de cunho educativo-ambiental no entorno do Parque. 

Núcleo Técnico:
Responsável pela realização de vistorias para atividades agrícolas, florestais, pecuárias, imobiliárias e de abertura de estradas, com a emissão de seus respectivos Laudos Técnicos, bem como monitoramentos e estudos de recuperação ambiental para fins administrativos, civis e penais. Efetua assessoramento nas questões relativas ao Uso Público do Parque. Presta, também assessoria ao Núcleo de Fiscalização quanto à visitaçao pública no Parque.

Coordenação Local do Prevfogo:
A PROTEÇÃO CONTRA O FOGO NAS ÁREAS DOS PARQUES É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA A GARANTIA DA PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA. ONDE MUITAS ESPÉCIES ENCONTRAM-SE AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO E OUTRAS SÃO ENDÊMICAS, OCORRENDO APENAS LOCALMENTE.

A estrutura básica da Coordenação Local do Prevfogo é composta de 5 Programas: Prevenção, Controle, Combate, Pesquisa e Treinamento. Cada Programa, por sua vez, é constituído por uma série de projetos.

No Programa de Prevenção estão contidas ações que permitirão tanto antecipar a tomada de decisões sobre um eventual risco de ocorrência de incêndio quanto atuar diretamente sobre as potenciais causas dos incêndios. As ações desse Programa estão contidas em 5 projetos:

Zoneamento de Risco
Campanhas Educativas
Monitoramento Meteorológico
Planos de Manejo de Fogo
Obras e Equipamentos

O Programa de Controle às Queimadas e Incêndios Florestais tem dois grandes objetivos. O primeiro visa estabelecer um Sistema de Detecção de Focos (por satélite, aéreo e local), e o segundo, um sistema de Autorização e Controle de Queimadas.

O que a Coordenação Local do Prevfogo objetiva na área de Combate aos incêndios florestais é desenvolver toda uma sistemática que permita, uma vez identificado o foco, que ele seja contido dentro de limites bastante reduzidos através do desenvolvimento de tecnologias apropriadas às nossas condições; formação e capacitação de recursos humanos; e estabelecimento de planos e estratégias para combate aos incêndios florestais.

A necessidade e a urgência de se conhecer e dominar a questão do fogo em matas e campos fez com que a Coordenação Local do Prevfogo considerasse a importância de coordenar um Programa de Pesquisas que permitisse estabelecer indicadores de como manejar o fogo sob diferentes ecossistemas, através da avaliação do seu comportamento e dos impactos ambientais por ele provocados.

Dessa forma, a Coordenação Local do Prevfogo vem reunindo o que existe de mais significativo no país e no exterior, principalmente em termos de recursos humanos, materiais e bibliográficos que possam dar respostas técnico-científicas que auxiliem a prevenção, o controle e o combate às queimadas e incêndios florestais.

As principais áreas de interesse já identificadas por esse programa referem-se a:

Estado de Arte do Fogo no Brasil - Atual e Histórico
Zoneamento das Áreas de Risco de Incêndio
Desenvolvimento de Índices de Risco
Desenvolvimento de Modelos de Impactos Ambientais
Desenvolvimento de Modelos de Propagação de Incêndios
Ciclagem de Nutrientes
Inventário e Modelagem de Combustíveis
Avaliação e qualificação de Emissões de Gases e Particulados.

Por último, o Programa de Treinamento que tem como principal objetivo montar uma estrutura de capacitação de Recursos Humanos para atuar na área de incêndios florestais e queimadas, no contexto gerencial e operacional, de modo a oferecer a todas as agências que integram o Sistema, oportunidades para elevar o nível de conhecimento e habilidade de seu pessoal.

Como se trata de uma iniciativa pioneira no Brasil, a estruturação desse Programa tem se preocupado em contemplar desde a formação de treinadores até a definição de conteúdo programático, elaboração de material didático e estruturação física de alguns centros regionais de treinamento.

Chefia do Parque:
Ministério do Meio Ambiente
Instituto Brasileiro de Meio Ambiente - Ibama
Parque Nacional do Itatiaia
Fundado em 14 de junho de 1937
Chefe: Dr Léo Nascimento
Chefe Substituto: Dr Eloísio Jorge Victer