ATRATIVOS CULTURAIS

Museu da Fauna e Flora do Parque Nacional de Itatiaia

O Museu de Fauna e Flora, subordinado ao Parque Nacional do Itatiaia, iniciou suas atividades em 1942. É formado por três pavilhões em forma de U e tem três pavimentos.Situa-se em uma clareira, entre jardins gramados e arborizados, circundado por densa vegetação. Seu acervo é formado por material em exposição e coleções para estudo, de caráter regional, constituída de: 2.328 espécies de frutos, 400 peças preparadas de animais (répteis, aves e mamíferos) e 2.254 artrópodes (insetos e aracnídeos). Na coleção de estudos existem, ainda, 1.108 animais preparados e 10.200 artrópodes.

As primeiras coleções foram registradas em 1913 e 1923, respectivamente material botânico e zoológico, sendo este último representado por insetos. No segundo andar do prédio funciona a biblioteca do Museu, com obras raras e históricas.


ATRATIVOS NATURAIS

PARTE ALTA - PLANALTO

Acesso por: Via Dutra - Engenheiro Passos - Rodovia das Águas (Rio-Caxambu) - Registro.


Brejo da Lapa

Vegetação rasteira típica de altitude. Cortado pelo Rio da Lapa, formando uma queda d'água e uma pequena corredeira de água límpida.

Pedra Cabeça do Leão

Próxima do Pico das Agulhas Negras, tem altitude de 2.483 m. Ao lado há um vale com dois lagos. A subida tem pouca dificuldade de acesso, sem necessidade de equipamento próprio. Vista para São Paulo e Rio de Janeiro.

Pedra da Maçã

Situada próxima ao Pico das Agulhas Negras, 2.390m de altitude. Forma semelhante a uma maçã, medindo aproximadamente oito metros de altura. Logo abaixo há um pequeno lago com água cristalina.

Pedra da Tartaruga

Localizada próxima às prateleiras, 2.390m de altitude. É uma grande rocha equilibrada nas extremidades de pequenas rochas, com aproximadamente 7m de altura, 12m de largura e 20m de comprimento, dando a impressão de ser uma enorme tartaruga.

Pico das Agulhas Negras

Altitude: 2.787 m. Ponto culminante do Estado do Rio de Janeiro. São 4 km de escalada até o cume, com graus variados de dificuldade. Ótimo para a prática de montanhismo. A região é rochosa, vegetação típica de altitude. Vista magnífica para os 3 estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.


Pico Dois Irmãos/Gêmeos

Altitude 1.623m. Propício à prática de alpinismo. Grau de dificuldade de escalada baixo. É formado de dois contrafortes de rochas com alturas desiguais e separados por um vale profundo, tomando a travessia impossível.

 

Prateleiras

Altitude 2.548m, localizada na Serra das Prateleiras. É um conjunto de formações rochosas enfileiradas, de forma ovalada. Algumas delas causam impressão de figuras como as Pedras do Frade, Furada e Sentada. O conjunto à distância se parece com um gigante abraçado a uma rocha. Bom para a prática do montanhismo.

 

PARTE BAIXA

Acesso pela Via Dutra, a partir da cidade de Itatiaia.

 

Rio Campo Belo e Rio Maromba

Ambos tem águas frias e límpidas e cruzam o parque formando diversas cachoeiras e cascatas.

Três Picos

Conjunto de três morros, bem próximos, com aproximadamente 1800m de altitude.
Localiza-se na Serra do Palmital, com 8 km de trilha através da floresta e vista para o Vale do Paraíba.

Cachoeira Camapuã

Localizada no Córrego Simon, formando pequena piscina natural.


Cachoeira Itaporani

Localizada no Rio Campo Belo. Com três quedas d'água e saltos variando de 10 a 12m. A cachoeira é cercada pela floresta.

Cachoeira Piturendaba

Possui dois saltos paralelos, com altura aproximada de três metros, formando um pequeno lago. Águas límpidas, de temperatura baixa, mata fechada ao redor. Logo abaixo se localiza a cachoeira "Pitú de Baixo", com mais dois saltos.

Cachoeira Poranga

Possui apenas um salto de aproximadamente dez metros, com grande volume de água. Forma piscina natural de águas esverdeadas, límpidas, com temperatura fria.



Cachoeira Veú de Noiva

Tem aproximadamente 30 m de altura. Sua denominação condiz com o seu aspecto. Parece um imenso véu de noiva, branco, que desliza sobre as formações rochosas. Água transparente, límpida e de baixa temperatura.


Cascata do Maromba e Lago da Maromba

Localizada no Rio Campo Belo a 1.100m de altitude. Possui dois saltos, de três e dois metros. Águas transparentes, temperatura fria, formando um poço de fundo rochoso, denominado Lago da Maromba.

Pedra do Último Adeus

Altitude de 810m, com vista para: Centro de Visitantes do Parque Nacional, corredeira do Rio Campo Belo e Represa do Funil, além de uma vista global das montanhas do Itatiaia. Acesso fácil, localizada a poucos metros da estrada do Parque.