Pl@nt.Net

Pl@nt
a tree
Know the project
Atlantic Rain Forest
Mantiqueira
Mountain
Mountain links
Contact us
 


FAZENDO SUA PARTE!
Informativo nº 0 - novembro de 2001

O projeto Integrando Ações na Mantiqueira já começou. Seu objetivo é articular e integrar iniciativas comunitárias em desenvolvimento na Serra da Mantiqueira e potencializar seus resultados, por meio da realização de atividades de educação ambiental, reflorestamento com espécies nativas e comunicação. A iniciativa envolve diretamente as comunidades de Visconde de Mauá, Serrinha, Colina, Matutu e Campo Redondo e foi inspirada pelo projeto de formação de monitores ambientais - Patrulha Ambiental Miriam da Serrinha, realizado em 2000/2001. A entidade responsável pelos projetos é a ONG Crescente Fértil, com apoio da Fundação Luterana de Diaconia.

A Serra da Mantiqueira é uma Área de Proteção Ambiental (APA) destinada a compartilhar a proteção dos recursos naturais da região com o desenvolvimento social e a preservação da cultura local. Situada entre as três maiores cidades brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte), a APA circunda quase completamente o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro a ser criado no Brasil, no ano de 1937.

Quem participa?

Estudantes, com idade entre 12 e 16 anos, moradores de uma das cinco comunidades beneficiadas - Visconde de Mauá e Serrinha, em Resende-RJ; Colina e Campo Redondo em Itamonte-MG e Matutu, em Aiuruoca-MG. A coordenação do projeto selecionou as localidades considerando a existência de iniciativas já em andamento, cujos objetivos e resultados vêm ao encontro do Programa Mantiqueira - uma proposta global para o ecodesenvolvimento da região. Os projetos locais que tem em comum o eixo da Educação Ambiental, o envolvimento de estudantes e a utilização do espaço escolar e/ou comunitário como ponto de partida para a construção de novos valores e atitudes com relação ao Meio Ambiente.

Cada localidade tem uma instituição parceira que realiza a coordenação local das atividades. A rede é formada por: Projeto Centelha-Campo Redondo, Centro Comunitário Rural da Colina, Associação de Educadores da Serrinha, Escola Estadual Visconde de Mauá e Fundação Matutu.

Resultados

Um dos resultados esperados é a formação de uma rede de 60 monitores ambientais com até 12 jovens de cada comunidade envolvida. O processo de formação terá duração de um ano e coincide com o Ano Internacional das Montanhas - 2002, estabelecido pela ONU e implementado pela FAO. Nesse período os estudantes construirão conhecimentos em diversas áreas, sempre orientados por especialistas. Os temas principais envolvem legislação ambiental, técnicas de montanhismo, prevenção e combate a incêndios florestais, condução de visitantes em trilhas, noções de fauna e flora, plantio de árvores, história local e grupos de aprendência. Também se realizarão atividades de estudo do meio, que possibilitarão conhecer melhor cada comunidade, discutir sobre os problemas e partilhar as propostas de solução.

Os resultados serão alcançados na medida da implantação do projeto. Na esfera local, cada comunidade participante passará a contar com um grupo de Monitores Ambientais Jovens, capacitados para atuarem de forma cidadã na defesa do meio ambiente local, inclusive multiplicando seu conhecimento através de terceiros, turistas ou moradores. No âmbito regional, a formação de uma rede jovem na Mantiqueira será a oportunidade de uma maior integração entre aqueles que vivem na montanha, além de servir como embrião para a gestão participativa dessa região, decretada APA - Área de Proteção Ambiental em 1985.

Plantando árvores

O plantio de árvores é uma das mais concretas e simples atitudes para a melhoria da qualidade ambiental. No caso do projeto Integrando Ações, haverá uma série de atividades dedicadas ao tema, sempre buscando valorizar e conhecer melhor as espécies nativas, como a araucária (Araucária angustifólia) e o palmito jussara (Euterpe edulis). Serão plantadas árvores em cada localidade, estimuladas a troca de mudas e sementes, assim como se buscará identificar árvores matrizes. A troca de sementes de araucária é uma das estratégias para aumentar a diversidade genética da espécie.

Floresta da Gente

Outro importante resultado é a integração social, resultante do fortalecimento das relações humanas construídas durante as vivências. Esta floresta de gente envolve as raízes - condições humanas e materiais, o tronco - desenvolvimento e execução do projeto e a copa, com folhas, flores e frutos, que são os resultados. E, finalmente, as sementes, garantia de sustentabilidade e multiplicação de uma nova atitude para com o Meio Ambiente da Serra da Mantiqueira. Árvores, arbustos, cipós, sol, água, animais... todos somos parte. Além disso, o projeto insere as comunidades rurais da região e todos os demais parceiros no esforço global de proteção dos ecossistemas de montanha e ampliação das áreas florestadas do planeta.

Faça parte do ecossistema

Embora o projeto conte com o apoio da Fundação Luterana de Diaconia, o mesmo foi dimensionado inicialmente para um número menor de participantes. Ao se iniciarem as inscrições o interesse dos jovens superou o previsto, levando a coordenação a optar pela ampliação do número de beneficiados diretos. Espera-se que a efetivação de parcerias com diversos setores e pessoas possibilitará a plena participação dos jovens e os bons resultados previstos. Para tanto, a Crescente Fértil esta à disposição daqueles que se interessem em apadrinhar os jovens, tendo como base o custo total de R$ 60,00 por jovem/mês. Outras possibilidades de apadrinhamento também são possíveis, bastando contatar a coordenação do projeto.

Informativo: Fazendo sua parte
Informativo do projeto Integrando Ações na Mantiqueira
Crescente Fértil - Projetos Ambientais, Culturais e de Comunicação
Texto: Luis Felipe Cesar
CONTATOS: Ednilda Teixeira, bióloga e educadora ambiental da Crescente Fértil
Telefax: (24) 3381-7110 , e-mail: mantiqueira@crescentefertil.org.br
http://www.crescentefertil.org.br/historico.htm

 



Crescente Fértil2002 - Ano Internacional das MontanhasMountain ForumFundação LuteranaMirantão

© Copyright 2002 - Direitos reservados para Crescente Fértil - Visualize melhor este site com IE 5.0 e vídeo em 800 x 600 pixels