Recuperação da
Trilha da Pedra Selada

por Antônio Leão

Voluntários da Finlândia e de Resende trabalharam vários meses para recuperar a trilha da Pedra Selada, um importante atrativo natural de Resende/RJ. Com o objetivo de conter o avanço das erosões, que evoluíam para desmoronamentos, foram contruídas contenções com troncos de eucalipto e está sendo realizado um reflorestamento nos trechos mais degradados.

Segundo Arne Tapio Turunen, gerente de projetos da Associação Finlândia – Brasil, “a trilha exige um grande esforço físico em um curto trecho de subida. Esta característica inviabiliza mesmo um grande número de pessoas executando a obra, que pode provocar um desgaste maior ainda da trilha. Por isso, o ataque corretivo foi realizado de baixo para cima, corrigindo os degraus, alargando passagens quase fechadas e desmoronadas, contendo encostas e escorando degraus, de modo a aumentar o conforto e segurança dos voluntários que transportam o material nas costas até o ponto de erosão”.

A Pedra Selada possui 1.755 metros de altitude e está localizada entre Visconde de Mauá e a região da Fumaça. O seu nome deriva do seu formato semelhante a uma sela de montaria. Os voluntários estão trabalhando na via de acesso mais utilizada. Ela começa na fazenda do Sr. Alcebíades, situada 12 km após o Lote 10, Visconde de Mauá, na direção de quem vai para o povoado do Rio Preto. A trilha da Pedra Selada é classificada pelos montanhistas como uma caminhada semipesada. São 2.500 metros de trilha íngreme. Parece pouco, mas este percurso pode demorar aproximadamente 2 horas só na subida. Existe uma outra trilha vinda da Bagagem, com cerca de 7 Km, e que é bem menos utilizada.

Nos levantamentos realizados pelos monitores de ecoturismo de Resende nesta trilha, a erosão do solo foi apontada como um grave problema, que exigia uma resposta urgente. Segundo Antônio Leão, coordenador do Projeto Monitor de Ecoturismo, "o intenso pisoteio inicia o dano, mas a simples interdição não recupera o caminho, pois o escoamento das águas da chuva prossegue ampliando os sulcos e canais. Os montanhistas de Resende nunca estiveram alheios ao problema e, com a cooperação fundamental dos finlandeses, pudemos realizar uma intervenção para proteger a trilha".


1ª Etapa: nov - dez/2003


Em 20 de dezembro de 2003, foi realizada uma visita de inspeção na trilha da Pedra Selada. Este trabalho contou com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Resende que disponibilizou uma Kombi para o transporte da equipe. O trabalho envolveu medição da trilha, fotografias, anotações dos trechos críticos e elaboração de um croqui. Esta visita constatou a grave evolução das erosões, principalmente nos 400 metros que antecedem a chegada ao topo, área de maior declividade. O engenheiro Arne calculou o material necessário, troncos de eucalipto, tratados em auto clave, para realizar a contenção das erosões. Os resultados foram apresentados à Prefeitura de Resende, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Uma equipe reunindo onze voluntários, vindos da Finlândia, trabalhou na trilha entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro de 2003. Logo no primeiro dia chegou o carregamento de eucalipto e as ferramentas. Foi instalado um acampamento com duas grandes barracas do tipo militar. O transporte do grupo e do equipamento foi realizado por viaturas da Secretaria do Meio Ambiente de Resende. Parte do grupo se dedicou ao corte das toras de eucalipto com o uso de moto-serra, enquanto os demais realizavam a limpeza do caminho. Os voluntários transportaram as pesadas peças para pontos pré-determinados onde instalaram cinco bancos para os visitantes. No dia 28, foram construídos degraus no trecho inicial (0-500 metros). Ao longo desta semana também foi confeccionada a nova sinalização da trilha, em troncos de eucalipto que foram pintados pela neta do Sr. Alcebíades.

Na semana seguinte, 2 a 5 de dezembro de 2003, foi realizada a construção dos degraus feitos com troncos de eucalipto, como forma de diminuir a velocidade das águas pluviais e de facilitar a ascensão dos visitantes. Durante todos os dias, uma viatura da Secretaria do Meio Ambiente entregou o almoço que as voluntárias preparavam na Vila Eila, em Penedo. Um grupo de cinco trabalhadores do local foi contratado para transportar a madeira trilha acima. No trecho mais crítico, 250-300 metros antes do cume, foi planejada uma intervenção para conter uma grave erosão, também utilizando troncos de eucalipto e serrapilheira.

No dia 9 de dezembro, o grupo retornou para a Pedra Selada para realizar a contenção da grave erosão situada nos 300 m antes do cume. Foi concluído o trabalho de estaqueamento com varas de eucalipto, ancorando a vegetação e o solo arenoso. Nesta mesma semana também foram instalados os troncos de eucalipto pintados com a nova sinalização da trilha.

Nesta etapa, a Associação Finlândia - Brasil gastou R$ 10.800,00 com as toras de eucalipto, fretes, mão de obra local, alimentação, ferramentas, confecção de camisas e outros.

2ª Etapa: dez/2003 - mar/2004

A segunda etapa da Recuperação da Trilha da Pedra Selada começou no dia 20 de dezembro de 2003 e terminou em 20 de março de 2004. Foi realizado um reflorestamento no trecho mais crítico: 250-300 metros antes do cume. Os voluntários plantaram dezenas de mudas de candeia - árvore nativa bem adaptada à cota dos 1.600-1.700 metros. Além da candeia, foram plantados exemplares de aroeira pimenteira, angico vermelho, leiteira e cedro rosa. Este trabalho conta com a participação do engenheiro florestal Luis Artur e do técnico agrícola Marcelo Dertônio, ambos da Secretaria do Meio Ambiente de Resende.

Para executar o plantio, os voluntários encararam, inúmeras vezes, o caminho íngreme, geralmente sob sol forte e muito calor e, além do peso das mudas, os trilheiros carregaram ferramentas e muita água para molhar os pés de candeia. As crianças ajudam em todas as tarefas, inclusive na coleta de serrapilheira, galhos e folhas secas, que foram utilizadas para manter a umidade do solo, proteger as mudas da força das águas e reforçar a proteção das contenções feitas anteriormente. Todas as mudas foram fornecidas pelo Horto Municipal de Resende, que é vinculado à Secretaria do Meio Ambiente de Resende. As últimas visitas confirmaram o sucesso dos trabalhos, visto que tanto as contenções como o plantio suportaram as chuvas de verão.

Os técnicos acreditam que as mudas sobreviverão ao inverno e está sendo articulado, com os excursionistas da região, um revezamento para regar as mudas durante a estiagem. A idéia consiste em que cada grupo transporte de 3 a 5 litros de água, além do que consome, para molhar as árvores que foram plantadas.

Antônio Leão
Coordenador do Projeto Monitor de Ecoturismo
Membro do GEAN – Grupo excursionista Agulhas Negras


 

 

 

Outros artigos:

// Breve História
da Mantiqueira (parte 1)

// Projeto Monitor
de Ecoturismo

// A Brigada
dos Amigos do Parque

// 65 Anos do 1º
Parque Nacional do Brasil

// Carta de Aurich sela cooperação internacional
pela Serra da Mantiqueira

// Decreto de Criação da
APA da Mantiqueira

 

Página Principal