65 ANOS do 1º Parque Nacional do Brasil

por Léo Nascimento
Chefe do Parque Nacional do Itatiaia
(fev. 2000 - abr. 2004)

14 de junho de 1937 à 4 de junho de 2002

O Parque Nacional do Itatiaia, criado em 14 de junho de 1937 por Getúlio Vargas, completa 65 anos no dia 14 de junho de 2002. O primeiro Parque Nacional do Brasil teve como seus primeiros habitantes, os indígenas do grupo Puri e os Puris chamaram de Itatiaia a região, que significa "Pedra Cheia de Pontas".

Hoje, quando iniciamos mais uma apresentação do musical "ViVerdeSom", do grupo de Educação Ambiental do Parque, a música Borzeguim de Tom Jobim parece que foi composta para o Parque: "Borzeguim, deixa as fraldas ao vento e vem dançar... / Deixa o mato crescer em paz / Não quero fogo, quero água... / Deixa o tatu-bola no lugar / Deixa a capivara atravessar / Deixa a anta cruzar o ribeirão / Deixa o índio vivo no sertão / O jacú já tá velho na fruteira / O lagarto teiú tá na soleira..."

Voltando a 1822, o pesquisador francês Auguste de Saint Hilaire subiu às escarpas da Serra de Itatiaia, classificando centenas de espécies da sua flora, seguido pelos botânicos Ernesto Vale e Per Dunsen (1894 a 1903), aprimorando estudos que tornaram a flora da região conhecida.

Em 1840, o cientista alemão Von Martius pesquisou A Flora Brasiliensis e o botânico Augusto Glaziou escalou o Pico das Agulhas Negras, acompanhado da Princesa Isabel.

Os botânicos brasileiros J. de Sampaio (1927), P. Porto (1914 a 1938), Firmino Tamandaré de Toledo Júnior (1913), Brade (1913 a 1954) pesquisaram e publicaram seus trabalhos sobre a Flora de Itatiaia.

No período de 1908 a 1918, houve implantação dos núcleos coloniais de Itatiaia para o desenvolvimento do cultivo de frutas, café, soja e etc... que fracassou, mas o desmatamento então iniciado, rompeu, já naquela época, o equilíbrio da Mata Atlântica.

De 1908 a 1928, mantida pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, esteve em funcionamento a Estação Biológica do Itatiaia.

Finalmente, em 1937, a criação do Parque Nacional do Itatiaia, marca o início da história das Unidades de Conservação do país. Hoje, são 212 Unidades de Conservação do IBAMA.

O Prof. Wanderbilt Duarte de Barros, ex-Diretor do Parque apontava: "Em todas as faces do maciço em altitudes variáveis, a flora arbórea é composta de magníficas espécies que têm, no seu conjunto, aspecto soberbo, pelo adensamento das espécimes., pelo verde de diversos tons de folhagens ou pelo multicolorido panorama das copas em flor."

A fauna, com suas dezenas de mamíferos, centenas de aves e milhares de insetos, torna a biodiversidade do Parque um patrimônio nacional.

Na área do Parque Nacional do Itatiaia, com 30.000 hectares, se destacam os tucanos, saíras, guachos, trinca-ferros, saudades, maracanãs, tuins, bem-te-vis, sanhaços, jacús e sabiás, entoando uma sinfonia de cantos e cores, inseridos aos jequitibás, quaresmeiras, ipês, cedros e palmitos juçara articulados com bromélias, musgos e orquídeas.

Bailando, aparece o caxinguelê... e lá se vai o quati olhando os macacos do alto das trilhas, que ligam as belezas naturais do Lago Azul, Piscina Maromba, Cachoeiras Itaporani, Poranga, Véu de Noiva e o pôr-do-sol dos Três Picos.

O amanhecer no Maciço das Prateleiras com seus imponentes blocos de rocha - 2.548 metros de altitude - oferece uma bela vista do Vale do Paraíba e coloca o espectador no caminho do Pico das Agulhas Negras - 2.787 metros - onde poderá apreciar o majestoso Rio Campo Belo nascendo e recolhendo os outros 11 rios que formam a bacia hidrográfica do Parque.

A cultura do Parque Nacional do Itatiaia encontra-se sintetizada nas poesias de Vinícius de Moraes (1933) e nas pinturas de Guignard (1940-1942), obras encontradas no Hotel Donatti localizado no Parque.

O Parque Nacional do Itatiaia com seus Sons, Imagens e Cores, me faz lembrar o compositor Paulinho da Viola, o primeiro compositor brasileiro a cantar e expressar preocupações ecológicas (1975), com o samba Amor à Natureza: "Relembro momentos de real bravura / Dos que lutaram com ardor / Em nome do Amor à Natureza".

E aproveito com esses versos do Paulinho, para homenagear os que lutaram e lutam pelo Parque Nacional do Itatiaia:
Campos Porto - 1o Diretor do Parque Nacional do Itatiaia;
Wanderbilt Duarte de Barros - ex-Diretor, Professor e Pesquisador do Parque Nacional do Itatiaia;
Élio Gouvêa - Professor e Pesquisador do Parque Nacional do Itatiaia;
Os ex-Diretores do Parque Nacional do Itatiaia Paulo César Mendes Ramos, Mário Augusto Bernardes Rondon e Pedro Eymard que continuam na luta pelas Unidades de Conservação do País.
Aos nossos homenageados pelos Selos de Qualidade Ambiental - Professores Edgar Kuhlmann (Ano de 2000) e Alceu Magnanini (Ano de 2001) e o Jornalista Marcos Sá Corrêa (2002).
Aos pesquisadores que realizaram e realizam no Parque, diversas Teses de Mestrado e Doutorado. Destaco os professores David Bossi - Unicamp, Kátia Torres - UFRJ e Teresa Magro - Esalq/USP em nome dos outros.
Aos nossos companheiros do Parque, NURUC, DIREC e do IBAMA, meus agradecimentos.

 

 

 

 

 

Outros artigos:

// Breve História da
Mantiqueira (parte 1)

// Projeto Monitor de Ecoturismo

// Recuperação da Trilha
da Pedra Selada

// A Brigada dos Amigos do Parque

// Carta de Aurich sela cooperação internacional
pela Serra da Mantiqueira

// Decreto de Criação da
APA da Mantiqueira

 

Página Principal