Pl@nt.Net

Pl@nte
uma árvore
Conheça
nosso
projeto
Mata
Atlântica
Serra da
Mantiqueira
Links da
Montanha
Fale
conosco
 


FAZENDO SUA PARTE!
Informativo nº 1 - janeiro a março de 2002

Concluída a seleção dos jovens

Visconde de Mauá, Serrinha, Campo Redondo, Colina e Matutu já selecionaram os participantes do projeto. Em todas as localidades o número supera os dez integrantes previstos, incluindo assistentes voluntários, mais velhos, que vão apoiar as coordenações locais participantes. Na Serrinha as atividades já começaram. Os jovens têm se reunido uma vez por semana. Após a fase de apresentação do projeto e integração da turma, já concluída, estão sendo realizadas atividades previstas no primeiro módulo didático, incluindo noções de caminhada e montanhismo. As práticas possibilitarão visitas à Trilha do Tatu, ao Rio Santo Antonio, ao campo-escola da Pousada Alto da Serrinha e à Pedra do Urubu.

Campo Redondo, Matutu e Mauá também já iniciaram as primeiras atividades, com caminhadas e dinâmicas que possibilitaram uma definição do termo Monitor Ambiental.

Coordenação se reune em Itamonte

As entidades coordenadoras do projeto Integrando Ações estiveram reunidas em Itamonte no final do mês de janeiro. O encontro permitiu conhecer os diferentes estágios de cada grupo, partilhar dúvidas e definir procedimentos metodológicos.Graças ao empenho da Hèléne Delmonte e da equipe da Associação de Monitores Ambientais de Itamonte (Amai) foi disponibilizada a sede da Associação Comercial, onde o grupo pode conversar das 10 às 16 horas, com uma estratégica parada para almoço. Como conseqüência da reunião foi realizado um encontro especial na Colina, que consolidou a participação da comunidade no projeto.

Aula Inaugural na Colina

A primeira aula do projeto na Colina aconteceu no dia 2 de março, com a presença de Denis e Alan, do grupo da Serrinha, do guarda florestal e instrutor Ismar da Costa e Silva e do coordenador da Crescente Fértil, Felipe Cesar. O projeto foi apresentado aos participantes inscritos . quase vinte . por Joana e Isabel, membros da equipe de coordenação da Colina. A comunidade recebeu o grupo com bolo, café e um delicioso almoço. As atividades específicas começaram na manhã do dia seguinte.

Primeiro Seminário de Integração
será no Parque nacional do itatiaia

O evento reunirá cerca de 60 jovens das cinco comunidades participantes, possibilitando que todos se encontrem e conheçam melhor a região aonde vivem e aprendam sobre a importância do Parque Nacional do Itatiaia para o equilíbrio ambiental da Serra da Mantiqueira. O primeiro grande encontro de todo o grupo será dia 6 de abril. O objetivos do dia são: reconhecer o Parque como pólo aglutinador da política de proteção ambiental em nossa região e motivador do projeto; possibilitar a cada grupo conhecer os demais participantes; estabelecer um horizonte comum para todos os grupos.

Crescente Fértil está de casa nova

O Ano Internacional das Montanhas . 2002 - ajudou a trazer a sede da Crescente Fértil mais para dentro da Mantiqueira. O novo endereço da ONG coordenadora do projeto Integrando Ações na Mantiqueira é na Estrada da Serrinha, 2637 - Serrinha do Alambari, Resende . RJ. As correspondências devem ser enviadas para a Caixa Postal 56 - Cep 27530-990. O Telefax é (0xx24) 3381-7110 e o endereço eletrônico, crescente.fertil@crescentefertil.org.br.

Parceiros solidários apostam no Projeto

Os primeiros parceiros que atenderam ao chamado à participação e que agora também fazem parte do ecossistema, são da Serrinha: Edgar Kuhlmann, Ricardo Menescal . Pousada Alto da Serrinha, Wilson London . Trutas da Serrinha e Gilmar de Lima Almeida. A coordenação do projeto agradece aos amigos, sempre participantes de iniciativas comunitárias.

Todos os "padrinhos" optaram pela contribuição sugerida, no valor de sessenta reais por mês. Novos apoios continuam bem-vindos, bastando, para tanto, contatar a coordenação do projeto.


"Ser monitor ambiental é monitorar o meio ambiente de uma forma especial, onde o homem se relaciona com a natureza, agindo diretamente com ela, preservando-a e conscientizando a população sobre seu valor para a humanidade. É preciso ser responsável e proteger a natureza como se ela fosse parte de si mesmo. Como se cada criatura mudasse todo o ecossistema de uma região e cada região mudasse um todo."
(Aran O. Carroll, 15 anos . Campo Redondo)

Informativo: Fazendo sua parte
Informativo do projeto Integrando Ações na Mantiqueira
Crescente Fértil - Projetos Ambientais, Culturais e de Comunicação
Texto: Luis Felipe Cesar
CONTATOS: Ednilda Teixeira, bióloga e educadora ambiental da
Crescente Fértil
Telefax: (24) 3381-7110, e-mail: mantiqueira@crescentefertil.org.br
http://www.crescentefertil.org.br/historico.htm



Crescente Fértil2002 - Ano Internacional das MontanhasMountain ForumFundação LuteranaMirantão

© Copyright 2002 - Direitos reservados para Crescente Fértil - Visualize melhor este site com IE 5.0 e vídeo em 800 x 600 pixels