Pl@nt.Net

Pl@nte
uma árvore
Conheça
nosso
projeto
Mata
Atlântica
Serra da
Mantiqueira
Links da
Montanha
Fale
conosco
 


Projeto Integrando Ações na Mantiqueira

O objetivo do projeto Integrando Ações
na Serra da Mantiqueira é articular e
integrar iniciativas comunitárias em desenvolvimento
na região e potencializar seus resultados, por meio da realização de atividades de educação ambiental, reflorestamento com espécies nativas e comunicação. A iniciativa envolve diretamente as comunidades de Visconde de Mauá, Serrinha, Colina, Matutu e Campo Redondo e foi inspirada pelo projeto de formação de monitores ambientais - Patrulha Ambiental Mirim da Serrinha, realizado em 2000/2001. A entidade responsável pelos projetos é a ONG Crescente Fértil, com apoio da Fundação Luterana de Diaconia.

A Serra da Mantiqueira é uma Área de Proteção Ambiental (APA) destinada a compartilhar a proteção dos recursos naturais da região com o desenvolvimento social e a preservação da cultura local. Situada entre as três maiores cidades brasileiras (Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte), a APA circunda quase completamente o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro a ser criado no Brasil, no ano de 1937.

Participam do projeto estudantes, com idade entre 12 e 16 anos, moradores de uma das cinco comunidades beneficiadas - Visconde de Mauá e Serrinha, em Resende-RJ; Colina e Campo Redondo em Itamonte-MG e Matutu, em Aiuruoca-MG. As localidades foram selecionadas considerando a existência de iniciativas já em andamento, cujos objetivos e resultados vêm ao encontro do Programa Mantiqueira - uma proposta global para o ecodesenvolvimento da região. Os projetos locais que tem em comum o eixo da Educação Ambiental, o envolvimento de estudantes e a utilização do espaço escolar e/ou comunitário como ponto de partida para a construção de novos valores e atitudes com relação ao Meio Ambiente.
Cada localidade tem uma instituição parceira que realiza a coordenação local das atividades. A rede é formada por: Projeto Centelha-Campo Redondo, Centro Comunitário Rural da Colina, Crescente Fértil, Escola Estadual Visconde de Mauá e Fundação Matutu.

Para participar do projeto ativamente basta escolher uma das localidades para plantar uma árvore, juntamente com os jovens do projeto. Com um click, uma árvore será plantada exatamente no local de preferência do colaborador.

INFORMATIVOS / PRESS-RELEASES

Edição Nº 00 - Novembro de 2001

Edição Nº 01 - Janeiro a Março de 2002

Jovens da Serrinha agradecem patrocinadores do projeto

Projeto Integrando replanta palmito

Edição Nº 06 - Abril de 2003

Edição Nº 07 - Primavera de 2003

Vigem ao Matutu / Jovens da Serrinha

Galeria de Animações Produzidas pelos Alunos



Crescente Fértil2002 - Ano Internacional das MontanhasMountain ForumFundação LuteranaMirantão

© Copyright 2002 - Direitos reservados para Crescente Fértil - Visualize melhor este site com IE 5.0 e vídeo em 800 x 600 pixels