Pl@nt.Net

Pl@nte
uma árvore
Conheça
nosso
projeto
Mata
Atlântica
Serra da
Mantiqueira
Links da
Montanha
Fale
conosco
 

Clique aqui e pl@ante uma árvore

Além de bater-papo, namorar, fazer negócios...
agora você também pode plantar uma árvore pela
internet, num processo rápido, fácil e muito seguro.


O projeto Integrando Ações na Mantiqueira possibilita o plantio de árvores à distância como parte de um programa de envolvimento sócio-ambiental dirigido, em especial, aos jovens da montanha. O plantio será realizado numa das 5 comunidades participantes à sua escolha: Colina, Campo Redondo, Visconde de Mauá, Matutu ou Serrinha.

"Quando se decide plantar uma árvore é sinal
de que ela já deveria ter sido plantada."

Araucária
A árvore semeada via web

Araucária angustifolia ou pinheiro-do-paraná, pinheiro-de-minas, araucária, cori, curiúva, pinho-do-paraná, pinheiro-das-missões é uma árvore nativa do Brasil, com ocorrência também na Argentina e no Paraguai. A espécie ocorre no ecossistema da Mata Atlântica, em áreas de temperatura amena do sul do Brasil ou em locais de altitude das serras do Mar e da Mantiqueira.
 
O corte indiscriminado da árvore para utilização da madeira conhecida por pinho reduziu sua ocorrencia a apenas 3% da área originalmente ocupada. Apesar de ser cada vez mais rara, a araucária é protegida por lei.
 
Para replantar o pinheiro brasileiro basta semear o pinhão. Em pouco tempo a pequena muda surge e lentamente se transforma em mais uma árvore. 
 
"As árvores são as antenas entre a Terra e o Céu" (Malu Sierra)
 
Ficha técnica: Árvore perenifólia, com 10 a 50 m de altura e com 50 a 180 cm de DAP. O tronco é reto, colunar e quase cilíndrico. É encontrada na Floresta Ombrófila Mista (Floresta com Araucária). A madeira apresenta baixa durabilidade natural. No início do século, sua área de abrangência era cerca de 200.000 km², o que equivalia a quatro vezes a área do Estado de Santa Catarina. Na década de 60, foi uma das matérias-primas mais exportadas, chegando a 90% de toda madeira levada para o exterior. Além da madeira, as plantas jovens são utilizadas como árvores-de-natal. Os índios botocudos, habitantes do Sul do país, usavam suas sementes (os pinhões das Festas Juninas), como alimentação principal. Até hoje o fruto (o pinhão) é comestível e tradicional no Sul do Brasil. 

Mais informações sobre a araucária: http://www.geofiscal.eng.br/matadearaucaria.htm

Agora que você já conheceu a Araucária,
clique aqui e pl@nt uma árvore.



Crescente Fértil2002 - Ano Internacional das MontanhasMountain ForumFundação LuteranaMirantão

© Copyright 2002 - Direitos reservados para Crescente Fértil - Visualize melhor este site com IE 5.0 e vídeo em 800 x 600 pixels