Pl@nt.Net

Pl@nte
uma árvore
Conheça
nosso
projeto
Mata
Atlântica
Serra da
Mantiqueira
Links da
Montanha
Fale
conosco
 


Sonho realizado
(reportagem do programa Globo Repórter exibido em 29/11/2002)

Florestas em chama. Planeta ameaçado pelo descontrole da poluição. Em um encontro inédito, chefes de estado do mundo inparticipam da Rio 92. Enquanto eles debatiam o futuro do planeta, um homem começava a criar florestas, colocar em prática o que as discussões emperravam.

Dez anos atrás, o Globo Repórter mostrou Felipe César voltando do Rio de Janeiro para a terra natal. Ele não se conformava com a devastação das matas, e começava um gigantesco trabalho solitário.

"É importante replantar essas árvores porque a gente percebe a diferença entre a mata e a ocupação humana e as pastagens. E a maneira de tornar essa vegetação muito mais nobre, alimentar mais os animais e pessoas, inclusive, é plantar. Plantar de tudo", dizia Felipe.

Sozinho, Felipe começou a plantar pés de palmito, dia-a-dia, pé por pé. Uma luta inglória, perdida contra a força da devastação. Será?

Serrinha é um vilarejo na Serra da Mantiqueira, no estado do Rio. Dez anos depois, Felipe está vivendo no mesmo lugar, em uma casa no meio do mato. O quintal é de um verde só. "A região foi devastada pelo ciclo do café. Depois, pelo ciclo do gado. Sobrou muito pouco da vegetação nativa”, conta Felipe.

De muda em muda, Felipe plantou mais de cinco mil pés de palmito. Com as palmiteiras, voltaram as aves e outras espécies de plantas, recuperando o ciclo da natureza. A devastação mostrada na reportagem de dez anos atrás não existe mais.

“A floresta não se cria de uma hora para outra, é um processo de cura. O que a gente vê aqui é um pedaço da natureza em um avançado processo de recuperação de sua floresta original", comenta o reflorestador.

O trabalho já não é mais solitário como naqueles tempos em que ainda não existia a internet. Felipe agora dirige uma entidade que luta pela preservação da natureza na região e em qualquer ponto do mundo.

Mas a internet não é tudo. Felipe quer plantar natureza na cabeça dos pequeninos. Domingo de manhã, ele e mais 20 crianças sobem a montanha e vão em busca de áreas desmatadas. A caravana segue até encontrar um local devastado pelos caçadores de palmito. A garotada rapidamente faz o reflorestamento. É uma diversão. E uma descoberta.

“Quando a gente descobre o que é pra gente fazer e consegue, não tem jeito de o olho não brilhar, porque a gente sabe que está no caminho certo, e é tão mais bonito, tão melhor", declara Felipe.

A Serra da Mantiqueira é uma imensidão. Felipe sabe que a luta está só no início. Mas nessas pequenas vitórias, do tamanho de uma mudinha, o mago vai recriando suas florestas.

 

http://redeglobo6.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-269-2-5062,00.html



Crescente Fértil2002 - Ano Internacional das MontanhasMountain ForumFundação LuteranaMirantão

© Copyright 2002 - Direitos reservados para Crescente Fértil - Visualize melhor este site com IE 5.0 e vídeo em 800 x 600 pixels